Abrir MENU RÁPIDO
 
IPES
Institucional Indicadores Macro Econômicos Pesquisas IPES Região Administrativa de Franca IPES na imprensa
Institucional


Na década de 70, nas dependências da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Franca (atual Uni-FACEF), funcionou o IEPES – Instituto de Econômico de Pesquisas, Estudos e Serviços, que foi responsável pela construção de uma base de dados estatísticos da realidade socioeconômica local, e de estudos para subsidiar a indústria calçadista, tendo sido responsável pelo trabalho que possibilitou a redução, à época, da alíquota do IPI dos calçados. O IEPES funcionou até dezembro de 1974.

Em 1997, foi criado um novo instituto, o IPES – Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais, fruto de uma parceria do Uni-FACEF – Centro Universitário de Franca, com a Associação Comercial e Industrial de Franca (ACIF), com o Sindicato da Indústria de Calçados de Franca (SINDFRANCA) e com a Delegacia Regional da CIESP. Desde então o IPES tem colaborado sistematicamente com o poder público, empresas e entidades de classe em análises conjunturais e formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do município.

Em 2009, assinou dois importantes convênios: um com Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FE-COMÉRCIO) e outro com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) para compor conjuntamente indicadores locais e regionais.

Assim, juntamente com a FE-COMÉRCIO, está sendo possível compor o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice de Expectativa do Consumidor (IEC), bem como realizar a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) para avaliar o endividamento dos consumidores na cidade de Franca.

Em conjunto com a FIESP, está sendo realizada a Sondagem Industrial, que permite compor o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), em Franca e região.

O IPES continua realizando, mensalmente, a Pesquisa de Supermercados e Cesta Básica na cidade de Franca e organizou em seu site importantes indicadores e informações socioeconômicas para facilitar o acesso da sociedade.

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira nos seguintes - das 9h às 12h e das 13h às 16 h.

Clique e fale conosco.


     
 
Av. Major Nicácio, 2433 - Bairro São José - CEP 14.401-135      Fone: (16) 3713-4688